quinta-feira, 19 de abril de 2018

Educar para preservar!

Existem três datas para comemorar o dia do solo:
- 15 de abril (Dia Nacional da Conservação do Solo);
- 22 de abril (Dia Internacional da Mãe Terra);
- 5 de dezembro (Dia Mundial do Solo).
As três nos levam a pensar sobre como tratamos a terra.
Estas datas foram criadas com o intuito de desenvolver um pensamento crítico na população sobre a importância da correta utilização do solo, como um recurso natural para a produção de alimentos.
33% dos solos do mundo estão degradados por erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação. Entre outros prejuízos, como a perda de fertilidade, os solos degradados captam menos carbono da atmosfera, interferindo nas mudanças climáticas. Por outro lado, quando gerido de forma sustentável, o solo pode desempenhar um papel importante na diminuição das alterações climáticas, por meio do sequestro de carbono e outros gases de efeito estufa.
Somente a erosão elimina 25 a 40 bilhões de toneladas de solo por ano, reduzindo significativamente a produtividade das culturas e capacidade de armazenar carbono, nutrientes e água.
     A perda de solos produtivos prejudica gravemente a produção de alimentos e a segurança alimentar, e, potencialmente, mergulha milhões de pessoas na fome e na pobreza.
Hoje, sabemos que os recursos naturais oferecidos pelo planeta Terra são finitos. Por isso, eles devem ser explorados de forma sustentável e o Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar as pessoas sobre a importância de conservação do planeta. Com aproximadamente 5 bilhões de anos e mais de 7 bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa. Por esse motivo, devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais.
Pensando nisso o Colégio Colbachini realizou no dia 19 de abril o plantio de árvores no pátio da escola, junto a área dos brinquedos infantis. Esta atividade envolveu a direção, professores, alunos, funcionárias, Grêmio Estudantil, soberanas, CPM, Conselho Escolar e líderes das turmas.
        A conservação e a boa saúde do planeta Terra dependem muito das nossas atitudes em relação ao meio ambiente. É necessário que todos adquiram hábitos positivos no que se refere à preservação da natureza. É uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!