terça-feira, 19 de maio de 2015

Colégio promove formação aos estudantes com foco no uso das tecnologias



Nos dias 12 e 13 de maio o Colbachini recebeu em sua escola profissionais do SENAC para a realização de palestras aos alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio. A temática apresentada foi sobre as redes sociais, refletindo sobre os pontos positivos e negativos no uso destas ferramentas de informação e comunicação. As palestras vieram de encontro ao trabalho que a escola também está realizando internamente, levantando questionamentos e reflexões sobre o uso destas tecnologias. Estas atividades, dirigidas aos adolescentes e jovens, visam contribuir para uma visão mais consciente e o uso com mais responsabilidade das redes sociais.

       As tecnologias contemporâneas permitem a construção de leituras inovadoras do mundo e ampliam as possibilidades de articulação, construção e circulação da informação. Quanto maior a diversidade de ferramentas dominadas pelo aluno, maior será seu território de ação. A linguagem da rede mundial tem uma estrutura própria, com signos e significados que precisam ser compreendidos. É comum as pessoas - inclusive os alunos - identificarem o espaço virtual como sendo de caráter privado e divulgarem informações particulares sobre si ou outros colegas. A escola que se empenha em inquietar o jovem, confrontando-o com questionamentos e conteúdos que o ajudam a entender o mundo em que vive, não deve temer a tecnologia, mas problematizá-la.~
            Na lateral do blog   há uma CARTILHA com dicas sobre segurança na navegação e posturas recomendadas na web, em especial nas redes sociais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!