quinta-feira, 19 de março de 2015

Colégio Colbachini implanta sistema de reaproveitamento da água da chuva


     A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Apesar de o nosso planeta ser a maior parte composto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios. Além disso, essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, o que leva à existência de verdadeiros conflitos pela água. Enfrenta-se ainda o problema da poluição da água causada pelas atividades humanas, fazendo com que a água esteja disponível, porém não em condições para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

    Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, e a Declaração Universal dos Direitos da Água, instituídos pala UNICEF. Além disso a ONU declarou através de resolução que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.

    O Colégio Estadual Pe. Colbachini, além de trabalhar o tema de forma pedagógica com seus alunos dentro do currículo escolar, resolveu investir no assunto e transformar o conhecimento em atitude concreta, resultando na implantação de um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva. A ideia nasceu através de um grupo de alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, no início do ano de 2014. O grupo elaborou este projeto de pesquisa dentro da proposta de Seminário Integrado, desenvolvendo estudos sobre o problema da água no planeta em geral e em Nova Bassano em particular, assim como possíveis formas de contribuir para a resolução do problema. Os alunos analisaram a possibilidade de implantação do sistema de captação da água da chuva na escola em que estudam, o que contribui também para a diminuição dos gastos com a água. O projeto foi apresentado no mês de junho de 2014 na 11ª MEP – Mostra da Educação Profissional, em São Leopoldo, onde ficou em 2º lugar na Área de Gestão e Negócios. Diante da viabilidade do projeto, e com recursos do Programa do Governo Federal “Ensino Médio Inovador”, a escola apoiou a implantação do sistema. Foram adquiridas duas caixas d’água de 15 mil litros cada e todo o material necessário para o encanamento que capta a água da chuva que vem das calhas do prédio escolar, e depois de coletada nos reservatórios, é conduzida para uso na lavanderia e nos banheiros da escola. O sistema possui ainda mecanismo de descarte da primeira água da chuva, pois esta traz a sujeira do telhado, assim como o uso de pastilhas de cloro dento das caixas, para o tratamento da água. A instalação do sistema iniciou ainda no período das férias escolares, com a ajuda dos alunos envolvidos no projeto, que são Eduardo Ravanello Dias Junior, Tiago Luigi Guadagnin Radin e Willian Defendi Minozzo. O custo da implantação foi de aproximadamente R$ 8.500,00, mas com a economia no consumo de água da CORSAN, acabará havendo diminuição dos gastos com água na escola, além de ajudar na resolução do problema da escassez de água potável, o que está se tornando um problema muito sério também em Nova Bassano, onde o nível dos lençóis freáticos vem diminuindo e suas águas encontram-se contaminadas.

    O uso racional da água e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. O Colégio Colbachini espera, com esse projeto, além de “fazer a sua parte”, poder irradiar o exemplo de como é possível e viável a implantação de sistemas de captação e reaproveitamento da água da chuva. É dever de cada um, assim como das mais diversas organizações e instituições públicas e privadas, fazer uso consciente da água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!