terça-feira, 15 de abril de 2014

Colbachini elabora Plano Anual da Escola


A Equipe Diretiva, o CPM e o Conselho Escolar do Colégio Estadual Pe. Colbachini estiveram reunidos no último sábado pela manhã, dia 12 de abril, para construção e avaliação do Plano Anual da Escola para o ano de 2014. O plano foi elaborado a partir dos aspectos a melhorar apontados no Sistema Estadual de Avaliação Participativa - SEAP de 2013, que é uma política pública de Estado que busca construir diagnósticos qualitativos de todas as instâncias da rede estadual de ensino para aperfeiçoar a gestão educacional e o controle público e incidir na melhoria do processo de ensino-aprendizagem com vistas a alcançar uma educação de qualidade social com cidadania.
O Plano Anual da Escola foi elaborado a partir dos desafios surgidos da autoavaliação escolar, dentro de uma proposta de avaliação diagnóstica participativa, a fim de superar as dificuldades apresentadas na escola, assim como explorar suas possibilidades e potencialidades, envolvendo toda a comunidade escolar neste processo. As dimensões analisadas no plano são as de gestão institucional, espaço físico da instituição, organização e ambiente de trabalho, políticas para acesso, permanência e sucesso na escola, formação dos profissionais da educação e práticas pedagógicas e de avaliação.
No Colégio Colbachini, entre os aspectos que devem receber mais atenção, está a conscientização da comunidade escolar quanto à importância da frequência e permanência dos alunos na escola. Os índices de alunos que se matriculam no noturno para o Ensino Médio, tanto no Politécnico (especialmente no 1º ano) quanto na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, Totalidades 3 - 4 e 5 e no Ensino Médio, Totalidade 7, estes dados vem preocupando a escola, pelo grande número de alunos que deixam de frequentar as aulas ao longo do ano letivo.
Avaliou-se ainda que a escola precisa continuar desenvolvendo todos os projetos existentes, aperfeiçoando-os; realizar avaliações periódicas sobre as metas e estratégias planejadas; continuar investindo na formação continuada em serviço dos profissionais da educação e fortalecendo a rede de reuniões que a escola já desenvolve há anos; ampliar a comunicação com a comunidade escolar, entre outros.

Além da organização do Plano Anual da Escola, os pais, professores, funcionários e alunos presentes visitaram a obra de ampliação da escola, com a construção de três salas de aula, que está em sua fase final e, após a reunião, houve uma confraternização com almoço, oferecido com a colaboração de membros das diretorias. Momentos como este fortalecem os vínculos da escola com a comunidade escolar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!