sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Participação na MEP 2013




Nos dias 25, 26 e 27, acontece em  Caxias do Sul, na Escola Santa Catarina, a 10ª MEP - Mostra do Ensino Profissional envolvendo os alunos das Coordenadorias de Educação de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Canoas e São Leopoldo.O Colégio Colbachini está participando com um dos 47 trabalhos científicos  selecionados e mostrados para as escolas visitantes. Cinco trabalhos da da 16 CRE foram selecionados versando sobre  controles de processos industriais, informação e comunicação, produção industrial, recursos naturais, gestão e negócios, turismo hospitalidade lazer , segurança e Seminário Integrado.  O projeto de nosso colégio segue abaixo.



Título: Manta Biopak

Objetivo: A finalidade do projeto é reutilizar as caixas Tetra Pak, criando a manta sustentável reduzindo os custos em comparação às mantas convencionais, com a temperatura ambiente agradável, dispensa o uso de ventiladores e climatizadores, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Metodologia: Baseados na pesquisa participante e com o auxílio dos colegas do Curso Técnico em Administração tivemos a ideia de construir uma manta térmica e ecológica.
O recolhimento das embalagens foram feitas na comunidade escolar e na comunidade bassanense.
Foi fotografado o processo de coleta das caixas tetra pak. Observou-se através das fotos, que havia uma grande quantidade desses resíduos destinados indevidamente no lixo comum.
Em sala de aula com a ajuda dos colegas, criou-se um projeto para a manta Biopak.
Com o projeto definido, buscou-se o material apropriado: embalagens tetra pak do lanche escolar e da comunidade bassanense.
Foi construída primeiramente a manta, posteriormente a colocamos na casa em miniatura, construída com madeiras de reflorestamento. Os pregos foram reutilizados, pois já eram considerados sem serventia.
A manta tem a finalidade de refletir os raios de sol fazendo com que a temperatura interna diminua, fazendo com que o uso da eletricidade seja desnecessário.

Resultados: O objetivo geral do projeto foi atingido. Pois a comunidade escolar colaborou com projeto, incentivando a conscientização de todos.
Ao aplicarmos a manta na miniatura da casa, após exposta ao calor do sol, percebemos uma acentuada redução na temperatura interna da casa, que pode ser reduzida em torno de 8 °C.
Consideramos que o período em que implantamos o projeto da reutilização foi curto, percebendo que ainda há pessoas despreocupadas com meio ambiente e que não aderem à ideia.
Todavia, acreditamos que foi  importante termos desenvolvido este projeto, quebrando paradigmas na escola e posteriormente na comunidade, que de alguma forma, repassou a outros essa iniciativa.
Com o trabalho humano e o espírito de equipe mostramos que é possível construir um projeto com materiais reutilizáveis e de descarte, sem grandes custos.

Eixo Tecnológico: Curso Técnico em Administração Eixo Tecnológico Gestão e Negócios.
Escola: Colégio Estadual Pe. Colbachini
Alunos: Aline Zabot, Rosana Maran, Tainara Gazzoni.

Professora Orientadora: Patrícia Gabana Barbisan.

Veja outras imagens




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação. Seu comentário será publicado após ser lido e aprovado.Caso não tenha conta de email em nenhum dos provedores listados, escolha a opção "NOME/ URL" O campo URL(endereço de página na web) é opcional. Não publicamos comentários ofensivos e anônimos. Volte sempre!